Paróquia Nossa Senhora da Conceição

BREVE HISTÓRICO DA PARÓQUIA

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição é uma paróquia tri centenária, localizada na região central do estado de Minas Gerais, pertencente à Diocese de Guanhães, província eclesiástica de Diamantina. Nasceu às margens da Estrada Real, que a partir de bandeirantes foi fundado um arraial, com o nome de Conceição do Serro Frio.

A sua atual matriz foi iniciada no início do século XVII e concluída no início do século XVIII. Do mesmo período existe a igreja de Nossa Senhora do Rosário, também no centro da cidade, a igreja matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, hoje sede da paróquia deste distrito, e a igreja de Santo Antônio, no distrito de Santo Antônio do Norte, ou Tapera.

Sua grande marca é o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinho, oficialmente reconhecido e autorizado pela Igreja em 1787, que desde então recebe milhares de pessoas no período de 12 a 24 de junho de cada ano.

Tradicionalmente tem ainda as festas de Nossa Senhora do Rosário, dia 01 de janeiro, e a festa de São Sebastião, dia 20 de janeiro.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

COMUNIDADES

Serra do Teotônio, Tijucal, Cubas, Três Barras, Tabuleiro, Itacolomi, Cachoeira da Fumaça, Candeias, Parauninha, Ouro Fino, Beco, São Sebastião do Bom Sucesso, Meloso, Santana, Bairro Vila Caetano, Bairro Bandeirinha, Bairro São Judas, Rosário, Santuário, Comunidade Matriz, além das duas paróquias que funcionam anexadas a esta: Córregos( Nossa Senhora Aparecida de Córregos), e Santo Antônio do Norte ou Tapera, juntamente com as comunidades de Sant'Ana, Santo Antônio do Cruzeiro e açoita Cavalo. Ao longo do município ainda tem as comunidades de Brejaúba (Atendida por Ferros); Capitão Felizardo , Casta Sena e Cemitério do Peixe (Atendidas pela Arquidiocese de Diamantina).